17 de abril de 2025
Imagem: Divulgação
A eleição da nova diretoria do Conselho de Segurança Pública de Extrema (Consepe) para a gestão 2025-2028 está marcada para o dia 25 de abril, das 8h às 18h, por votação eletrônica, através de um formulário online que será disponibilizado no dia do pleito via site e redes sociais da entidade.
O comandante do 59º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Júlio César, ressaltou que a participação popular no pleito é essencial. “O Consepe é um espaço democrático e participativo, onde a população tem voz ativa. Ao escolher seus representantes, os cidadãos contribuem diretamente para o fortalecimento da segurança pública e para a construção de políticas mais eficazes, baseadas nas reais demandas da comunidade”.
A votação visa eleger chapa completa: Diretoria, com presidente e vice-presidente, 1º e 2º tesoureiros; 1º e 2º secretários; e o Conselho Fiscal, composto por três membros efetivos e três suplentes.
Para votar os interessados devem fazer parte do Consepe. É gratuito e podem se inscrever pessoas que residam em Extrema, sejam eleitores, não possuam antecedentes criminais e estejam quites com a Justiça Eleitoral. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/FTqyowSQm3NSsNp6A.
“A segurança pública é uma responsabilidade compartilhada. Quando o morador se associa ao Consepe, ele se torna parte ativa da rede de proteção da cidade. O envolvimento direto da comunidade permite que as forças de segurança atuem de forma mais estratégica e eficiente, com base nas informações e nas necessidades locais”, afirmou o comandante da PM, Júlio César.
O cadastro das chapas para concorrer ao pleito foi encerrado no dia 15 de abril. O edital completo você encontra no site: www.consepeextrema.org. Já o resultado das eleições será divulgado durante assembleia no dia 25 de abril, às 20h, no auditório do Batalhão de Polícia Militar de Extrema, na Avenida Higino Saes Peres, 27, Ponte Nova.
O Consepe é uma entidade formada pela sociedade e representantes do Estado, polícias e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que propõem e realizam ações, doações, campanhas e parcerias com órgãos públicos. Segundo o tenente-coronel Júlio César, o Conselho é um elo fundamental entre a comunidade e as forças de segurança.
“Promove o diálogo, a cooperação e o engajamento dos moradores nas questões que envolvem a segurança pública, fortalecendo as ações preventivas e contribuindo diretamente para a construção de um ambiente mais seguro e harmonioso para todos. Acreditamos que segurança pública se faz com parceria, confiança e diálogo constante. Parabenizamos a cidade de Extrema por manter um conselho atuante e convidamos todos os cidadãos a participarem ativamente desse processo”, concluiu.