04 de junho de 2022
Imagem: Ascom/Pref. Extrema
A 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Extrema foi instalada no município, na manhã da última segunda-feira, dia 30 de maio, no Fórum Deputado Cristóvan Chiaradia (Av. Delegado Waldemar Gomes Pinto, 1624, Ponte Nova). A cerimônia contou com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
Com a instalação oficial da 2ª Vara, o Poder Judiciário passará a prestar atendimento à população em tempo mais adequado, acompanhando a demanda devido ao crescimento da cidade, de maneira a contribuir com a resolução dos conflitos, visando à pacificação social. Assim, em breve a Comarca de Extrema terá mais um juiz.
Segundo a juíza de Direito e diretora do Foro, Caroline Dias Lopes Bela, a 2ª Vara já está em funcionamento no município. “Agora é possível oferecer uma prestação jurisdicional mais eficaz”. Ela também agradeceu a todos que se empenharam para a instalação.
A promotora de Justiça de Extrema, Rogéria Leme de Ávila Ferraz, reforçou que apenas uma vara não atendia mais a cidade. “Há cerca de 13 mil processos em tramitação em Extrema”, destacou.
“É uma luta de cinco anos de todos os envolvidos. Um marco na história de Extrema e na vida das pessoas que serão impactadas positivamente com a 2ª Vara”, disse o prefeito de Extrema, João Batista da Silva.
Para o presidente da Câmara, Sidney Soares Carvalho (Walderrama), a demanda processual passa a contar com um importante e necessário suporte. “Extrema só tem a ganhar”, ressaltou.
“É um grande ganho para a nossa comunidade. Destaco o empenho da promotora de Justiça Dra. Rogéria e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que somaram forças para esta conquista”, comentou o presidente do Conselho de Segurança Pública de Extrema (Consepe), José Luiz Borriero.
Agora, Extrema possui a 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais e a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude. Os processos e ações serão distribuídos entre as duas repartições. A 2ª Vara terá competência para processar e julgar ações de comércio, família, casamento, sucessões, tutela, curatela, infância e juventude e habeas corpus.